Ajude nos a construir nossa autonomia

“Nós, com deficiência, sabemos que temos certas limitações  e que precisamos da ajuda das pessoas. Mas a maior ajuda que uma pessoa pode nos prestar é na construção da nossa autonomia”.

_MG_9588

Eu e a Flavinha fomos dar um rolé pelas ruas perto de casa…  conversamos muito.

_MG_9596.jpg

“A autonomia de uma pessoa sem deficiência faz se de uma forma automática. Não precisam de reabilitação, adaptações e não precisam lutar para ler um livro ou letreiros em  braille.”

_MG_9609.jpg

Não precisa de rampas para garantir que será capaz de chegar em casa

_MG_9627

“Pra uma pessoa com deficiência tudo isso é desafio, não porque ela possui uma diferença, mas porque a sociedade não está preparada e muitas vezes, não está interessada em proporcionar essa inserção”.

_MG_9617

-Cuidaduuuuú Flavinha tem um poste na sua frente!!

Calma, Tina!! 

_MG_9619

“-A maioria das pessoas pensam que sou orgulhosa, quando digo que está tudo bem e continuo andando na direção do poste.”

_MG_9613

-“Queridos, eu preciso achar esse poste, porque ele é um referencial pra mim. Eu sei que diante dele, do outro lado da rua está a loja que preciso ir.

Eu preciso desse poste pois se eu desviar dele, vou perder meu ponto de travessia.”

_MG_9585.jpg

-“Nós precisamos de parceiros. Entretanto é difícil encontrar essa parceria, porque as pessoas ou são indiferentes ou são tão boas, tão solicitas que nos sufocam nos amarram. Nos limitam com base na impressão pessoal que possuem da nossa limitação”. 

_MG_9594.jpg

-“Eu não sonho com cura ou procedimentos cirúrgicos pioneiros…

Tina, sabe o que  eu quero de verdade?  “É vivenciar minha deficiência com dignidade segurança, qualidade de vida e igualdade de oportunidades.”

( Esse post foi inspirado e partes do texto reproduzido do relato de Joyce Guerra Jobis, que possui deficiência visual)

 

 

 

 

 

 

