Protagonismo no Dia Mundial da Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral (PC) refere-se a um grupo de desordens no desenvolvimento do controle motor e da postura, como resultado de uma lesão não progressiva, que atua no desenvolvimento do sistema nervoso central.

A lesão pode ocorrer no nascimento, anteriormente ou no período que se segue. Não agrava, não progride, mas causa limites na atividade.

Muitos ainda pensam que a Paralisia Cerebral é incapacitante, porque a palavra paralisia nos leva a pensar em cérebro parado.

marta_alencar-4

Parados?? Nem todos!!

De acordo com a localização das lesões e áreas do cérebro afetadas, as manifestações podem ser diferentes.

1907447_543609342433863_4609138843596492785_n

Dia 04/09 é o dia da PC, pela primeira vez em nossa cidade, Belo Horizonte, aconteceu um seminário organizado por uma mãe de uma criança que tem o diagnóstico de PC, Adriane Cruz, que também fundou a AMI (Associação Mães que Informam).

O evento foi uma boa oportunidade de adquirir conhecimento, trocas e lutar pelos direitos das PcDs.

IMG_2174

IMG_2160

Um sucesso!!!

IMG_2206

O Alisson,  fez uma palestra sobre a sua trajetória de vida com sequela de paralisia cerebral e atualmente presidente de uma APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais)

IMG_2142 IMG_2151 IMG_2150IMG_2154

Minha idealizadora, Marta Alencar, falou por min 😉  sobre nossas ações no “lazer inclusivo”

IMG_2182

Alexandre Faleiros (pai de uma adolescente com PC) falou e mostrou a capacidade da família em inventar soluções criativas para ajudar no desenvolvimento emocional e físico dos filhos.

IMG_2166

Lançamento do livro “Minha Alma”  do autor Antônio de Padua que também tem sequelas de PC.

IMG_2179

Aproveitei para vender meus imas, que me dá uma “ajudinha” para manter as minhas ações inclusivas.

Hora de divertir

Para encerrar o evento no sábado fomos ao Parque Municipal com o Projeto Pickinicar também idealizado por Adriane Cruz.

_MG_0016

Massagem da melhor qualidade com minha amiga Heloísa Cristina

_MG_0031

Oficina de flores solidárias, oportunidade de desenvolver habilidades e conviver com as diferenças.

_MG_0137

Minha amiga Duda, adora ensinar a fazer flores.

_MG_0047

Exposição de fotos, com ajuda da minha equipe.

_MG_0099

Teatro informativo, sobre Epilepsia, contribuição do pessoal da Liga Acadêmica de Epilepsia.

Entre outras pessoas que contribuíram para o conhecimento da PC, ressalto aqui os familiares e as pessoas que são acometidas.

Por que?

Porque penso que é importante falarmos por nós. Tem um principio que gosto muito: “Nada sobre nós sem nós”