Mercado de sabores e saberes.

Marta_Alencar

Quando fui visitar meus parentes em uma cidade do estado do Pará.

Marta_Alencar-2

Gosto de visitar o mercado municipal dos lugares onde vou,  

Marta_Alencar-3

Meus priminhos fofos, foram meus anfitriões mirins… 🙂

Marta_Alencar-4

O mercado não tinha acessibilidade, por isso a minha prima me carregou todo o tempo. 😉

Marta_Alencar-5 

  -Vamos lá Tina.

Marta_Alencar-10

Que Looks divertidos!!

Marta_Alencar-11

Mas, vamos deixar eles aí  🙂 

Marta_Alencar-6

– Tina vou te mostrar o que temos aqui no nosso estado.

Marta_Alencar-7

– Murici, uma fruta  nativa do norte e do nordeste, é frequente nas regiões de terrenos úmidos próxima a rios e lagoas. É uma fruta comestível e pode ser usado para sucos, geléias, licores e sorvetes.

Marta_Alencar-8

 

– Farinha de mandioca, isso todos conhecem por que tem em todo o Brasil… a daqui é mais grossa. 

Marta_Alencar-9

Castanha do Pará, encontrada mais no Norte do Brasil, é consumida in natura, torrada ou em forma de farinha. Uma delícia em sorvetes e doces!!

Marta_Alencar-20

– Esse é a Pupunha, originária das florestas tropicais, principalmente na américa central e floresta amazônica. Comemos depois de cozida com água e sal, também pode fazer compotas e geléias.

Marta_Alencar-14

O Açaí, nativo da várzea da região Amazônica, pode ser extraído o palmito e suco,  hoje é um “queridinho”  consumido em todo o Brasil pelo alto valor nutricional.

Marta_Alencar-12

-Esse aqui poucos conhecem, é o Jambu, erva típica do norte do Brasil. É muito usado na culinária amazonense, ao comer dá uns tremeliques na língua  🙂 

Marta_Alencar-16

-O Cupuaçu fruto de uma árvore originário da Amazônia, é muito saborosa e usada na culinária doce agridoce e azeda.

Marta_Alencar-21 

-Palmitos, “Consuma palmitos sustentáveis” ou seja aqueles que são cultivados para o consumo como o da pupunheira, certifique no rótulo se é ecológico e ajude a preservar a natureza.

Marta_Alencar-22

-Cacau… originário das regiões tropicais da América Central… hummmm é do cacau que se faz uma das maiores delicias do mundo, o chocolate!

Marta_Alencar-24

Todos conhecem:

Bananas nanicas…

Marta_Alencar-13

– Vagem e 

Marta_Alencar-23

Carambolas gigantes!!

– Obrigada prima querida, adorei saber mais sobre os alimentos típicos da sua região. Quando vier a minha cidade eu te levo onde você quiser conhecer.

