Mensagem para os nepaleses

Aqui está a minha palestra/mensagem que meu amigo, Dr. Scott Rains, levou para os Nepaleses

em sua missão como consultor de Turismo Inclusivo.

IMG_0760

साथी नमस्ते !
Namastê Sathi !Mamastê my friends!

Namastê amigos!
IMG_0375
Olá, sou Tina descolada, moro no Brasil um país muito distante daqui.
Sou agente de inclusão, gosto de viajar e viver aventuras.
tina-1-3
_MG_9450
_MG_6578
Aqui também encontramos dificuldades…
IMG_6297
Mas estamos em desenvolvimento.

Estive aqui no Nepal em 2012 e sei das dificuldades que as pessoas com

mobilidade reduzida podem encontrar aqui nos vários ambientes: no trafego urbano,

nas montanhas e nas atrações turísticas.

Eu parabenizo vocês, que apesar das dificuldades estão interessados em

discutir sobre o tema Turismo Inclusivo.

Penso que o mais importante vocês já possuem, que é o espirito de receptividade e hospitalidade que vocês oferecem aos turistas.

Todos me acolheram com muito carinho:

 

_MG_4762

_MG_4770
MartaAlencar-3-2
MartaAlencar-5-2
                                       MartaAlencar-4-2
MartaAlencar-2-2
MartaAlencar-9-2
                                 MartaAlencar-8-2
MartaAlencar-6-2
MartaAlencar-7-2

 

Para receber as pessoas com deficiências a primeira coisa é romper com as barreiras atitudinais:

discriminação, preconceito e estigmas.

Criar uma rampa de acesso ao coração.

 

Tina 2

 

A partir daí buscar juntos, pessoas com deficiência e a comunidade, as soluções para construir

acessibilidade arquitetônica, principalmente nas areas urbanas.

E o que dizer das barreiras naturais nas montanhas?

_MG_5714

_MG_5451

 

Fui fazer um trekking para ver o monte Everest… e confesso que me senti

insegura com os vários obstáculos que iria encontrar.

Como sou muito corajosa não desisti.

Eu perguntei ao operador turístico se um usuário de cadeira de rodas poderia fazer uma trilha no Himalaia.

Ele respondeu:

“Tina na imaginação podemos tudo

 

Marta Alencar-13

– Bora lá Kumar!

 

_MG_6077

No mundo da imaginação podemos tudo!!!

Inclusive ir ao Pikey Peak, ver o Everest:

Marta Alencar-48

_MG_8610

 

 

 

Obrigada a todos!

 

